Max Ringelmann

 

 

           Maximilien Ringelmann (10 de dezembro de 1861 (Paris, França) - 02 de maio de 1931 (Paris, França)) foi um francês professor de engenharia agrícola que descobriu o " efeito Ringelmann”. Após graduar-se nas escolas públicas de Paris, Ringelmann estudou no Instituto Nacional Agronomique (Instituto Nacional de Agronomia), onde foi um aluno excecional frequentando também o curso Hervé Mangon da noite em engenharia rural no Conservatório Nacional des Arts et Métiers (Conservatório Nacional de Artes e Ofícios), mas o seu interesse estava na agricultura, onde estudou a irrigação, drenagem, fertilizantes, etc.

 

          Ringelmann também frequentou cursos na École Nationale des Ponts et Chaussées (Escola Nacional de Pontes e Estradas), uma escola de engenharia civil. Ele tornou-se um engenheiro agrônomo em 1880. A partir de 1881, foi professor do curso de engenharia rural na École Nationale d'Agriculture (Escola Nacional de Agricultura) em Grand Jouan, Nozay, na França. Em 1883, ele estava contribuindo com uma coluna semanal para oJornal d'Agricultura Practique  (Jornal da Agricultura Prático).

 

             Até aquele momento, o desenvolvimento de máquinas agrícolas tinha sido feito em grande parte por amadores. Eugène Tisserand, um diretor do Ministério da Agricultura, queria aplicar uma abordagem científica para o desenvolvimento e avaliação de máquinas agrícolas. Ele, portanto, solicitou que Ringelmann projetasse planos para uma instalação de testar máquinas agrícolas, que depois de muitas vicissitudes foi inaugurada em 1888. O mecanismo foi criado em Jenner Street, em Paris e Ringelmann foi nomeado diretor. Ele adaptou instrumentos industriais, sempre que possível, mas também projetou e construiu instrumentos como dinamômetros de tração, dinamômetros de rotação, etc, tendo como objetivo determinar a eficiência das máquinas agrícolas, da sua economia, da qualidade do trabalho realizado, etc Seus amplos interesses levaram-no a estender as suas pesquisas para incluir todos os ramos da engenharia rural: construção, irrigação, drenagem, eletrificação, equipamentos hidráulicos.

 

            Em 1887, Ringelmann foi eleito para a Académie d'Agricultura, e no mesmo ano, tornou-se professor de mecânica e engenharia rural na École Nationale d'Agriculture de Grignon. Em 1897, ele sucedeu seu ex-professor Hervé Mangon como professor de engenharia rural no Instituto Nacional Agronomique. tornou-se também em 1902 professor de engenharia rural colonial na École Nationale Supérieure d'Agriculture Coloniale em Nogent-sur-Marn. Em 1897, ele desenvolveu um simples conjunto de grelhas para medir a densidade de fumaça - a escala de Ringelmann . Estas redes são usadas nos dias de hoje. Durante 1900-1905, ele escreveu uma obra monumental, em quatro volumes estudo "Ensaio sobre a História da Engenharia Rural", que traçou o progresso da engenharia rural da pré-história à idade moderna.

 

            Ringelmann é especialmente notável por descobrir o efeito Ringelmann em 1913, também conhecido como " loafing social ". Especificamente, Ringelmann viu nos seus alunos, individualmente e em grupos puxar uma corda. Ele notou que o esforço exercido por um grupo foi menor que a soma dos esforços realizados pelos alunos a título individual.