Teorias comportamentalistas

 

         A incapacidade da teoria dos traços ou do perfil para explicar convenientemente a liderança e o aparecimento dos líderes levou os investigadores a procurar outras vias de análise. Uma delas refere-se ao comportamento dos líderes sugerindo nomeadamente, e de modo geral, que determinados comportamentos específicos verificáveis, que diferenciam o líder do não líder, questionando-se então, sobre o que é necessário para o formar.

 

             • Esta nova abordagem possibilitou a identificação de dois grandes tipos de orientação comportamental:

 

                     1. Orientação para a Tarefa (ligada ao comportamento diretivo, cujo exemplo mais representativo é o estilo de gestão fabril).

                     2. Orientação para a Relação (ligada ao relacionamento e à manutenção de um bom ambiente de grupo).

 

 

Os cincos principais estilos de liderança

 

 

•   “Country Club”- A atenção às necessidades de um bom relacionamento entre os indivíduos conduz ao estabelecimento de um ambiente e ritmo de trabalho satisfatórios.

•    Equipa - A execução das tarefas parte de pessoas ativamente envolvidas, a interdependência de todos os indivíduos é reforçada pelo respeito comum pelos valores e objetivos da organização

•     Homem da Organização  – Um desempenho adequado da empresa é possível equilibrando o trabalho e a moral das pessoa

•     Empobrecida  – O exercício de um esforço mínimo para executar o trabalho e suficiente para manter os indivíduos na organização

•    Autoridade – Obediência – A eficiência operacional resulta do estabelecimento de condições de trabalho, onde os indivíduos interfiram o mínimo possível.

 

 

Video(s)