Coaching
É um processo com início, meio e fim, definido-se como a interação entre o Coach (profissional) e o cliente de acordo com as metas desejadas por este. O coach procura apoiar ao máximo o cliente na realização das metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação das suas fragilidades.
O Coach atua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos ou ideias.
O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho de equipa, a motivação de equipas e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, desporto, no fundo, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.
Quais são as etapas a percorrer para atingir todo o processo?
1) Define-se a meta;
2) Realiza-se a análise - contribui ou impede o alcance da meta; quer seja pelo cliente ou cenário em que está inserido; valores e crenças são confrontados com a meta de forma a ver se há congruências entre eles; avaliam-se forças e fraquezas.
3) Estabelece-se um plano de ação - com definição de fases, com indicadores e prazos.
Normalmente o processo pode demorar 3 a 4 meses. Podemos então concluir que o coaching funciona como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal.