Etapas e elementos das Dinâmicas de grupo

 

Etapas das Dinâmicas de Grupo:

 

  1. Planeamento do Ambiente da dinâmica conforme necessidades do responsável e objetivos das avaliações;
  2. "Interação verbal" do responsável com os sujeitos que vão ser avaliados no tempo entre a chegada deles e o início da avaliação, como também colocar os sujeitos no ambiente da dinâmica;
  3. Apresentação da Empresa e / ou objetivos daquela avaliação;
  4. Dinâmica de Quebra – Gelo ou Aquecimento;
  5. Dinâmica de Apresentação;
  6. Dinâmica de Avaliação de Competências;
  7. Dinâmica de Encerramento;
  8. Feedback;

 

 

Os elementos de uma dinâmica:

 

  1. Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.
  2. Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o projetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.
  3. Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que está sendo proposto.
  4. Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim.
  5. Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara.
  6. Número de participantes: Ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da dinâmica.
  7. Perguntas e conclusões: Que permita resgatar a experiência, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu. O momento da síntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas e de encaminhamentos.