Grelha de Gestão

 

       Blake e Jane Mouton criaram a “grelha de gestão", consiste numa matriz bidimensional, preocupação tanto com as pessoas como pela produção correspondendo cada uma a uma variável dos dois eixos, variando de 1 a 9 onde podem resultar 81 posições distintas. Nos principais pontos de interação das duas ênfases encontram-se os cinco principais estilos de liderança.

 

        Blake e Mouton afirmam que, de acordo com os seus trabalhos, os gestores que adotaram o estilo (9.9) obtiveram melhores resultados, menor rotação do pessoal, redução do absentismo e maior satisfação dos empregados. Blake e Mouton e os seus aderentes fizeram inúmeros seminários e sessões de formação por todo o mundo e estimularam o uso do enriquecimento das tarefas e das decisões participativas com vista à criação de uma situação em que quer a organização quer os seus membros estejam em sintonia num máximo e igual nível de preocupação.

 

        O inter-relacionamento entre as duas dimensões da grelha de gestão expressa o uso de autoridade por um líder a partir de cinco estilos básicos definidos por Blake e Mouton da seguinte forma:

 

·         (9,1): a preocupação máxima com a tarefa e mínima com as pessoas caracteriza o líder que se utiliza da autoridade para alcançar resultados. Este líder, em geral, age de maneira centralizadora e controladora.

 

·         (1,9): a preocupação máxima com as pessoas e mínima com a produção caracteriza o líder que faz do ambiente do trabalho um “Country Club”. Este líder busca sempre a harmonia de relacionamentos, mesmo que tenha que sacrificar a eficiência e a eficácia do trabalho realizado.

 

·         (1,1): a preocupação mínima com a tarefa e com as pessoas caracteriza o líder que desempenha uma gestão empobrecida. Este tipo de líder, em geral, adota uma postura passiva em relação ao trabalho, fazendo o mínimo para garantir sua permanência na organização.

 

·         (5,5): o meio-termo, ou seja, a preocupação média com a produção e com as pessoas caracteriza o líder que vê as pessoas no trabalho dentro do pressuposto do homem da organização. Este tipo de líder busca o equilíbrio entre os resultados obtidos e a disposição e ânimo no trabalho.

 

·         (9,9): a máxima preocupação com a tarefa e com as pessoas caracteriza o líder que vê no trabalho em equipa a única forma de alcançar resultados, estimulando assim, a máxima participação e interação entre seus subordinados na busca de objetivos comuns.