Dinâmicas de Avaliação de Competências
Compreende em atividades ou dinâmicas que objetivem, facilitem e/ou propiciem a observação dirigida de competências (Repertórios comportamentais), ou seja, compreendem uma gama de atividades previamente planeadas pelo responsável na tentativa assertiva de recolher informações concretas e observáveis acerca das características comportamentais topográficas e / ou funcionais ditas e compreendidas como "competência". É o caso: Liderança, Iniciativa, Motivação, Agressividade, Trabalho em equipa, Persuasão, Criatividade, Controlo Emocional, Flexibilidade, Planeamento, Raciocínio Lógico, Abstrato, Espacial, Numérico, Verbal, etc.
Exemplo: Que país é este?
Material: 1 Texto com o problema para cada grupo.
Competências e Aspetos Avaliados: Repertório de criatividade, Trabalho em Equipa, Liderança, Dinamismo, Agressividade, flexibilidade, Iniciativa, Comunicação, Persuasão, gestão do tempo, raciocínio lógico, empatia, gestão de conflitos, etc.
O responsável divide o grupo em sub-grupos, dá uma cópia do problema para cada equipa, e estes terão 10 minutos para adivinhar o nome deste país.
Após ouvir como foi a realização da tarefa para eles, discutir e pontuar os comportamentos observados sem citar nomes ou expor sujeitos específicos, valorizar o espírito competitivo mesmo que nem todos os grupos saiam vencedores, observar os meios que utilizaram para chegar no final da tarefa, etc.
Problema: A letra L está oposta ao N e também está à esquerda do E e à direita do A. A letra N está entre o H e o A. A letra M é oposta ao A e também está entre o E e o ª Se forem colocadas as letras nos lugares indicados, encontraremos o nome de uma grande potência. Que país é este?
Resposta do Problema: Alemanha