Dinâmicas de Apresentação

 

Compreendem atividades ou dinâmicas que objetivem, facilitem e/ou propiciem a apresentação dos sujeitos imersos em atividades de equipa. É natural que as dinâmicas de grupo evidenciem e/ou inibam determinadas pessoas e comportamentos mais do que outras, neste sentido, uma dinâmica de apresentação dá a cada sujeito a oportunidade de falar de si mesmo, de expor verbalmente e gestualmente seus pontos fortes, pontos à melhorar, características pessoais de sua personalidade, etc.

 
Exemplo: Apresentando o Outro


Competências e Aspetos Avaliados: Repertório de Comunicação, memória, síntese, clareza, objetividade, etc.

 

O responsável divide as pessoas em duplas e dá-lhes cerca de 10 minutos para que se apresentem umas as outras, divulgando as suas experiências, qualidades, comportamentos, cursos, idade, cidade de residência e outros dados que o responsável julgue necessário para a apresentação. Depois, cada um apresenta o seu colega ao responsável.

 

Apresentar-se o outro remete a necessidade de saber ouvir, de simpatizar pelo próximo, memorizar, analisar e sintetizar informações, o que torna esta atividade rica a avaliação não apenas de apresentação, mas de performance. O requisitante da vaga e / ou o responsável podem interromper o candidato com perguntas conforme dúvidas de temas não esclarecidos ou ocultados na apresentação.