Dinâmicas de Quebra-gelo ou Aquecimento

 

 

 

Compreendem atividades ou dinâmicas que objetivem, facilitem e/ou propiciem a baixa das defesas psicológicas, ansiedade, ou ainda, que de alguma forma, "aqueça" um determinado grupo de pessoas a entrarem em dinâmicas de avaliação comportamental com maior naturalidade, desenvoltura e performance acerca de si mesmos ou seja, partem da premissa que estando o sujeito com defesas e ansiedade controlada, eleva-se a probabilidade de que este emita comportamentos conscientes / inconscientes com maior fidedignidade, podendo o responsável analisar com maior propriedade as situações em dinâmicas que possam ser análogas ao dia - a - dia do avaliado.

 


Exemplo: Gincana dos Cadeados


Material: 1 Cadeado com sua respetiva chave por participante.


Competências e Aspetos Avaliados: Repertórios de agressividade, dinamismo, agilidade, energia, observação de si e do outro, seguimento de regras, etc.


Aplicação: O Responsável coloca numa mesa os cadeados fechados e em outro canto da sala as chaves que abrem os cadeados. A atividade tem início com todos os elementos sentados, quando o responsável der o sinal, cada um tem que correr, pegar no seu cadeado e na sua chave e tentar abrir. Quem conseguir abrir o seu cadeado senta e aguarda o fim da dinâmica. O objetivo é que tentem não ficar por ultimo.

 

Toda dinâmica está a mercês de contato físico. Esta é uma que propicia em grande probabilidade o contato entre os participantes. Além de quebrar o gelo, minimizar comportamentos e mecanismos de defesa, ela serve para observação de postura, de agressividade, de extroversão, etc.