Algumas Técnicas e Jogos
Jogos
ABRIGO SUBTERRÂNEO
Objetivo: refletir sobre a influência dos nossos conceitos, valores e como agimos diante de uma decisão de muitos riscos. Avaliar o grau de liderança, a forma de persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa e o saber ouvir.
Número de participantes: até 25 pessoas com subgrupos de, no máximo, cinco participantes.
Material: texto – Abrigo subterrâneo
Duração: 40 minutos
Procedimento: pedir ao grupo que se divida (até cinco pessoas), distribuir o texto e solicitar que as pessoas façam a escolha o mais acertadamente possível. Lembre que é consenso grupal. Portanto, terão um tempo de aproximadamente 15 minutos para a escolha. Durante o trabalho, observe as colocações, preconceitos, valores e a forma como os participantes defendem seus pontos de vista.
Fechamento: ao término da atividade, pergunte às pessoas como elas se sentiram e quais as coisas de que tiveram de abrir mão. Se esta dinâmica tiver o objetivo de seleção, poderemos ver as características de liderança, comunicação, flexibilidade, valores pessoais e outros aspetos relevantes à característica da possível chefia. Caso seja aplicada em treino, observar também como conduzir e influenciar o grupo.
ABRIGO SUBTERRÂNEO - Imaginem que a nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e solicita-lhes uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acolher seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar. Abaixo, há uma relação das 12 pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas seis delas:
( ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado.
( ) Um advogado, com 25 anos.
( ) A mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
( ) Um sacerdote com 75 anos.
( ) Uma prostituta, com 34 anos.
( ) Um ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos.
( ) Uma universitária que fez voto de castidade.
( ) Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
( ) Um declamador fanático, com 21 anos.
( ) Uma menina de 12 anos, e baixo Q.I.
( ) Um homossexual, com 47 anos.
( ) Um excecional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.
JOGO DA ESTRELA
Pede-se aos participantes que formem círculos com cinco ou seis pessoas. Entrega-se a cada participante um pedaço bem grande de fio, com as pontas amarradas. Que deverá formar, no ar. Uma estrela de cinco pontas com as linhas entrelaçadas, do mesmo modo que se desenha a estrela no papel. Após a estrela construída no ar, eles devem colocá-la no chão de forma que esteja perfeitamente construída.
Regras: ganha a equipa que realizar a tarefa primeiro; todos do grupo devem permanecer sempre com pelo menos uma mão no fio o tempo todo e o tempo de execução da tarefa é de 15 minutos. O coordenador pode penalizar o grupo que incumprir as regras mandando-o ficar parado no mesmo lugar por dois minutos, ficar mudo ou de cócoras, etc. Com mais sete minutos de atividade informa-se ao grupo que a partir daquele momento eles não podem mais usar a fala, ou seja, só podem se comunicar por gestos e se incumprirem as regras sofrerão penalidades. Com mais ou menos dez minutos orienta-se o grupo que eles já podem voltar a falar.
"O QUE VOCÊ PARECE PRA MIM..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo como objetivos de apontar falhas. Melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas e fita-cola.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita-cola. Cada participante deve ficar com uma caneta. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada participante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
"TIRO PELA CULATRA"
Esta dinâmica coloca os participantes em círculo e cada um deles deve dizer ao colega que se encontra a sua direita uma tarefa para que esse execute. Quando todos tiverem escolhido a tarefa, o coordenador dá um novo comando: Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita. É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra-gelo”
Técnicas
Técnica quebra-gelo
· Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro.
· Pode ser uma brincadeira na qual as pessoas se movimentam e se descontraem.
· Resgata e trabalha as experiências de criança.
· São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.
Técnica de apresentação
· Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.
· Exige diálogo verdadeiro, em que partilho o que posso e quero ao novo grupo.
· São as primeiras informações da minha pessoa.
· Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração.
O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.
Técnica de integração
· Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. A partir de exercícios bem específicos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.
· Trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo.
· Ajuda a sermos vistos pelos outros na interação grupal e como nos vemos a nós mesmos. O diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividos pelos participantes em suas relações.
· Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.
Técnicas de animação e relaxamento
· Tem como objetivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo.
· Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal é muito frio e impessoal.
· Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma atividade. Não para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra.
Técnica de capacitação
· Deve ser usada para trabalhar com pessoas que já possuem alguma prática de animação grupal.
· Possibilita a revisão, a comunicação e a perceção do que fazem os destinatários, a realidade que os rodeia.
· Amplia a capacidade de escutar e observar.
· Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho grupal, de forma mais clara e livre com os grupos.
· Quando é proposto o tema/conteúdo principal da atividade, devem ser utilizadas dinâmicas que facilitem a reflexão e o aprofundamento; são, geralmente, mais demoradas.