Social Loafing
Quando não existe um planeamento pré estipulado para o trabalho em grupo, acontece o que se chama de “ Social Loafing" onde determinados membros de um grupo exercem menos esforço do que seriam se trabalhassem sozinhos, isto é, “escondem-se atras” do esforço dos restantes membros do grupo.
Relação inversa entre o tamanho da equipa e a magnitude da contribuição
individual dos membros do grupo para o cumprimento da tarefa
A experiência mais conhecida que evidencia o Social Loafing foi elaborada por Ringelmann, que através do jogo da corda descobriu que os membros de um grupo tendem a exercer menos esforço para puxar a corda, do que se o tivessem de fazer sozinhos. Para evitar esta tendência, aqui estão alguns aspetos do grupo que deve trabalhar antes de embarcar em um projeto colaborativo:
· Identificabilidade: uma das causas sugeridas de faltar durante o trabalho de grupo é que os indivíduos podem se esconder em uma multidão. Para evitar esta tendência, fazer com que cada membro da equipe se destacam.
· Diversidade: Quando se formam grupos ou comissões que irão trabalhar em projetos importantes, é necessário criar um grupo de pessoas que tenham habilidades e capacidades de desempenho diferentes.
· Tamanho do grupo: Quanto maior for o tamanho do grupo maior a probabilidade de acontecer o “Social loafing”. É importante manter o tamanho do grupo ao mínimo necessário para que seja mais fácil explicar o conteúdo a todos.
· Coesão do grupo: Quanto maior for a coesão do grupo menor será o “Social loafing”. É importante que os membros do grupo gostem um do outro e queiram trabalhar em conjunto para conseguir os mesmos objetivos.