Efeito de Hawthorne

Fábrica de Western Electric Company

 

       A Experiência de Hawthorne realizou-se numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago. Teve o objetivo ver a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por meio do ritmo de produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes laborais, mudança de turno e as consequências  das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional.  Segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador.

 

           A experiência foi subdividida em quatro fases:

 

·     Na primeira fase, foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa. Um grupo trabalhava sob uma iluminação ambiente constante e o outro sob uma iluminação instável. Avaliando o efeito psicológico do teste, quando a iluminação era mais intensa, os trabalhadores produziam mais, no contrário, produziam menos.

 

·    Na segunda fase da pesquisa, o local de trabalho, a forma de pagamento e os intervalos foram modificados com a distribuição de lanches. Com esses benefícios, os trabalhadores passaram a produzir mais e com maior satisfação.

 

·   Na terceira fase, a equipe realizou uma série de entrevistas para colher as opiniões, expectativas e sentimento perante às punições recebidas. As mulheres sentiam-se humilhadas perante a supervisão vigilante, sendo que foi inserido na empresa o Programa de Entrevistas (Interviewing Program) para que fosse possível ter um conhecimento mais profundo sobre as opiniões e sentimentos dos funcionários na organização.

 

·   Por último, foi realizada uma análise sobre as organizações informais mantidas pelos funcionários dentro da empresa e passaram a remunerar coletivamente pelo êxito de produção, gerando maior solidariedade entre os funcionários.

 

         A partir destas análises, verifica-se que a produção depende da expectativa do grupo, dos benefícios cedidos pela empresa, intervalos de descanso e das refeições servidas. As Atividades físicas têm sido utilizadas até mesmo em contextos terapêuticos, como uma ajuda nas terapias psicológicas tradicionais, mostrando efeitos positivos no aumento da autoestima, humor, estabilidade, redução da ansiedade e estresse, bem como melhoria de quadros depressivos leves ou moderados (Chung & Baird, 1999). 

Videos