Líder Vs Gestor

 

 

          Nelson Mandela, um dos grandes líderes contemporâneos, usa a seguinte analogia para descrever a diferença entre Gestão e Liderança: “Líder é como o pastor de ovelhas, que seguindo não à frente, mas atrás e com a ajuda do cão, conduz o rebanho fazendo-o acreditar que é ele que decide o caminho a seguir”.

 

          A relação entre as ovelhas e seu pastor é algo puramente pessoal, baseada mais em confiança do que imposição; uma relação que busca cuidado em vez de realização pessoal. Como a ovelha tem boa visão apenas para a curta distância, não é raro que ela se equivoque e tome caminhos errados. O pastor encontra-a e reconduze-a ao rebanho. Quando inimigos naturais se aproximam, o pastor utiliza sua vara para defendê-las. Ao preparar o pasto, o pastor tem de ser muito cuidadoso, pois pode haver perigos para os quais a ovelha está despreparada. O pastor vai à frente do rebanho e remove esses perigos antes que as ovelhas cheguem.

 

           Líder e pastor de ovelhas têm muito em comum. Assim como um pastor, o líder estabelece relacionamentos com seus liderados, com base em confiança. O líder defende e protege seus liderados. Quando alguém se equivoca, muitas vezes por não ter a visão do todo, o líder a reconduz para o caminho certo e a reintegra na equipa quando necessário. O líder é quem desbrava e prepara o caminho por onde seus liderados irão passar, mas também é quem empurra a equipa quando existem sinais de desmotivação ou insegurança.

 

            Na definição de Nelson Mandela existe um cão representando a figura do gestor, o grande parceiro do pastor. E é justamente a combinação do trabalho destes dois que traz o equilíbrio necessário para que sejam cumpridas as expectativas do rebanho e de seu dono. Nas mãos do cão, por mais qualificado que possa ser, o rebanho não chegaria muito longe porque o cão não sabe muito bem para onde estão indo; ele não tem uma clara visão de futuro. Assim como o pastor não conseguiria bons resultados sem o cão, que com habilidades necessárias e peculiares, é imprescindível para que a visão seja implementada e operacionalizada.

 

         Aparentemente esta é uma iniciativa interessante, mas que revela e acentua ainda mais um dos maiores problemas das organizações contemporâneas, sejam empresas, escolas, igrejas ou instituições públicas: resultados valem mais que pessoas. A figura do “Diretor de Equipa” aumenta ainda mais a distância e o isolamento entre o líder e seus liderados, isto porque transmite-se a mensagem de que a gestão, o cumprimento de resultados e metas, o cuidado com os processos, o aumento de produtividade, a redução de custos, a manutenção da operação e várias outras responsabilidades são mais importantes do que liderar, desenvolver e cuidar das pessoas.

 

         Gestores criam regras, exercem controlo e autoridade formal, evitam conflitos, minimizam riscos, enfim, agem mais com a cabeça do que com o coração, buscando atender os objetivos da operação e do negócio. Quando priorizamos, ouvimos, cuidamos e conversamos com as pessoas, quando percebemos e aproveitamos as características individuais, promovendo o desenvolvimento do grupo transformando-o em equipa de trabalho, quando projetamos uma visão de futuro compartilhada, quando damos feedback, quando influenciamos as pessoas a dar o melhor de si, quando nos preocupamos e trabalhamos para formar novos líderes, estamos atuando como Líderes. Gestão e Liderança não são concorrentes, mas complementares. O que realmente importa é que, no papel de gestor, encontrar os interesses da organização e, que no papel de líder, o interesse das pessoas, mantendo o equilíbrio necessário entre os dois papéis. Gestão é o que fazemos, liderança é o que somos. Gestão trata de coisas, liderança trata de pessoas.

 

        O sucesso de uma organização é alcançado quando todos os seus colaboradores assumem o seu papel individual de liderança. Todos se tornam responsáveis pelos resultados e o sucesso é compartilhado por todos. Todos deixam sua marca numa equipa e numa organização.

 

 

Gestor

 

Administra

Mantém

Focaliza o sistema e a estrutura

Baseia-se no controle

Visão a curto prazo

Pergunta como e quando

Olhos nas pessoas e na organização

Imita

Aceita o status quo

Faz coisas da maneira certa

Líder

 

Inova

Desenvolve

Focaliza as pessoas

Inspira confiança

Perspectiva longo prazo

Pergunta o que e porquê

Olhos no horizonte

É original

Desfia o status quo

Faz as coisas certas

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