Teoria condutora de objetivo

 

 

         A teoria “condutora de objetivo” desenvolvida por Robert House está intimamente ligada com a teoria das expectativas, de Vroom, sobre a motivação das pessoas. Considera que o desempenho dos trabalhadores pode ser melhorado pelo líder que lhes assegure e ajude a atingir, recompensas desejadas como consequência da realização dos objetivos da organização. Passa pela clarificação, por parte do líder, do comportamento que deve ser acionado para conseguir aquelas recompensas.

 

        De acordo com esta teoria, o desempenho dos subordinados resulta mais eficaz se o líder define claramente a tarefa, proporciona formação aos trabalhadores, ajuda-os a trabalhar com eficácia e estabelece recompensas adequadas diretamente relacionadas com o seu desempenho. House identificou quatro tipos de comportamento de liderança - diretivo, apoiante, participante e orientador – e sugere que o líder, para ter sucesso, deve ser capaz de adotar cada um dos comportamentos de acordo com a situação que enfrenta. Por exemplo, um líder deverá provavelmente adotar um comportamento diretivo com um novo empregado que ainda não conhece bem as tarefas e portanto não participa nas decisões, e um comportamento apoiante com um empregado experiente que está preocupado em atingir os objetivos definidos.

 

    A natureza da situação que o líder enfrenta depende de dois grupos de fatores ou características contingenciais: características do ambiente (de tarefa) que engloba o tipo de trabalho a efectuarem, o sistema formal de autoridade e o grupo de trabalho, e características dos subordinados, que abrange o grau de controlo necessário (de acordo com a sua perceção), a sua experiência e aptidões. Os fatores ambientais (de tarefa) influenciam o comportamento dos trabalhadores em termos de motivação, enquanto as características dos subordinados afetam a sua satisfação no trabalho e a aceitação do líder.

 

      Adotando o estilo de liderança mais apropriado de acordo com a interpretação dos dois fatores contingenciais, o líder pode aumentar a motivação e a satisfação no trabalho, clarificando os objetivos e o caminho para os atingir.

 

 

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